Coordenador : Izabella C. Ribeiro P. Valadão
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389820.2201.351637.20022023
Departamento/Setor: TEC
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Docentes, discentes, técnicos adminstrativos da UFF; Docentes, discentes, técnicos adminstrativos de outras universidades; Instituições governamentais e não governamentais; Comunidade externa a universidade em geral.
Local de atuação: Laboratório de Materiais de Construção, Site do Laboratório de Materiais de Construção, redes sociais do Laboratório (instagram e Youtube), site do Departamento de Engenharia Civil
Objetivo
O presente Projeto tem por objetivo a criação de Cartilha Educativa, Conteúdo Audiovisual e Divulgação na internet de edificações nacionais e internacionais que usam a Biomimética para melhora de seu desempenho técnico e ambiental. Estas edificações já foram pesquisadas e avaliadas, como parte das atividades realizadas no Projeto de Pesquisa Utilização de elementos construtivos inspirados na Biomimética para melhoria da performance de edificações urbanas, realizado em 2022 com o apoio financeiro do PROAES. A divulgação destes resultados faz-se necessário para que as comunidades interna e externa à universidade, conheçam os resultados obtidos no projeto e se inspirem ao criar estratégias para edificações cada vez mais sustentáveis e inteligentes, no Brasil e no Mundo. A divulgação se dará por meio de arquivos de fotos e vídeos das edificações estudadas, a serem exibidos nas plataformas digitais e reunidos na Cartilha educativa, a ser desenvolvida durante este Projeto. O bolsista apoiará a realização de oficinas junto a comunidade e o desenvolvimento da Cartilha educativa: A Sustentabilidade por trás das Edificações que usam a Biomimética como inspiração. A qual reunirá boas práticas e exemplos reais de componentes habitacionais inspirados na Biomimética, ao redor do mundo. Ela será disponibilizada em formado digital para o público geral. A Cartilha apresentará exemplos reais de edificações e projetos já existentes que conseguiram diminuir seus impactos através de soluções construtivas sustentáveis e inspiradas em elementos da natureza e do corpo humano. Relacionará a melhora da performance ambiental das edificações com as características da fauna e/ou flora utilizadas, juntamente com a interferência de elementos biomiméticos. Esta análise será feita através da conexão de problemas correlatos já solucionados pelos organismos vivos e algumas simulações que avaliem o ganho ambiental destas edificações, para incentivar a proposta de novas e melhores soluções para obtenção da eficiência ambiental nas construções urbanas.
Resumo
Esta Proposta tem como objetivo divulgar a Sustentabilidade de diferentes edificações urbanas inspiradas na Biomimética. Neste contexto, a Biomimética é a inspiração nos princípios criativos e estratégias da natureza para a criação de soluções quanto a funcionalidade, estética e sustentabilidade da construção civil e seus elementos construtivos, sendo um campo com alta interdisciplinaridade. Ela tem sido utilizada ao redor do mundo para minimizar os impactos negativos causados pelo setor de construção civil, o qual atua de forma direta na geração de impactos negativos ao meio ambiente, com alto consumo de materiais, de energia e geração de resíduos. A minimização desses impactos pode acontecer ao realizar projetos construtivos e arquitetônicos inspirados em elementos da natureza e suas soluções de problemas nas mais diversas áreas, os quais podem ser utilizados desde a fundação à estrutura da cobertura de uma edificação. O Brasil está cheio de bons exemplos nesta área, como a Casa Folha localizada em Angra dos Reis (RJ) e a Casa Macaco, localizada em Paraty (RJ). Ambas aplicam os conceitos biomiméticos para a melhora de seu desempenho térmico e acústico, além de usarem menor quantidade de materiais, quando comparados com uma construção tradicional. Sendo assim, este Projeto busca divulgar diferentes soluções inspiradas na Biomimética para a diminuição dos impactos ambientais da construção, tornando-a mais sustentável. As ações de divulgação do projeto e seus produtos gerados acontecerão por meio de site e redes sociais, além de oficinas presenciais e produção de cartilha educacional, a ser usada nas oficinas.